sábado, 4 de dezembro de 2010

Lojinhas


Hoje eu sai de casa na compania do meu querido e amado Giugiu por voltas das nove da manhã. 
O objetivo era comprar roupinhas antes da viagem - que eu só vou falar sobre quando voltar - e assim se foi.

Só que aí, enquanto caminhávamos já cansados e de saco cheio felizes, alegres, serelepes e pimpões, eu noto um detalhe que compõe o maravilhoso cenário do comércio iguaçuano: os funcioários das lojas.
Vamos começar pela última posição do nosso pódim, que fica com o olheiro de porta. "Putz! Que isso?" Não sabe? É aquele sujeito que fica em cima de uma caixa - ou de um sei lá o que - e fica observando a movimentação. Aí, quando você passa na porta da loja e vê que tá "aquele fervo", sem atendente, sem um nada pra ajudar e se depara com aquela figura paradinha lá dando sopa o que você faz? Ahá! Pergunta, né. Mas o foda é que o cara se prende unicamente à função que lhe foi conferida, pois não sabe absolutamente nada sobre a loja. Só o nome e olhe lá.

A segunda posição foi reservada para o sensacional, o indispensável, o importantíssimo locutor
Vocês já reparam como os fulaninhos são todos muito iguais? Sério! Puxa só da memória. Eles sempre são ALTOS e com um baita vozerão - dã!! -, mas o mais engraçado é que é sempre o mesmo jeito de falar. É óbvio que não tem como eu exemplificar, mas eu tenho certeza que você sabe bem como é. Eu me divirto com todos, mas os meus preferidos são aqueles que fazem imitação perrapada do Silvio Santos. Aiai...
Ih!! Você já viu aquele locutor do Shopping Vida do Calçadão de Nova Iguaçu? Caraaaaaaaaaaaca! O cara é muito figura! Não sei se ainda trabalha lá, mas era um magrelo, negro que dizia "Ah! Shopping Vida!", só que o "Ah" que ele fazia era quase um gemido. Me divertia. Quando eu era criança - ontem? - e ia no S.V com a minha mãe eu vivia me perdendo dela porque ficava olhando pro cara das roupas coloridas e da voz engraçada. hehe.

E pra finalizar, a medalha de ouro! Hum... vocês devem estar hiper curiosos para saber quem é que ficou em primeiro lugar na nossa listinha, né? Claro que não! Óbvio! Quem é que não sabe que o primeiro lugar tem que ser dos vendedores?! Mermão... ô racinha, véi... hehehe. Olha, você que é vendedor, me desculpe e saiba que isso é apenas uma carinhosa brincadeira, ok? MAS EU PRECISO FALAR!

Gente, vamúcombiná! Os caras parecem que sentem o cheiro da gente, porque antes mesmos de colocarmos os pés na loja eles já estão nos cumprimentando! É uma parada do tipo "pé na rua = boa / pé na loja = tarde". Você, praticamente so escuta o "tarde", porque o "boa" já te deram antes de você entrar na loja. Hoje foi assim comigo. Entrei numa loja comprida e assim que apareci na porta alguém me deu boa noite. Essa pessoa não sabe como foi dificil saber quem estava falando comigo porque 1) tinham umas quarenta vendedoras na porta e 2) eu não enxergo porra nenhuma bem de longe. Aí tive que "ajustar o zoom e dar boa noite pra todas, né, fazer o que?

Aí vem sempre o "Posso Ajudar?". Na boa, na boa, na boa??? 99,9% das vezes que um vendedor diz isso, recebe um "só tô dando uma 'olhadinha'". E é verdade! Pô, o cliente nem viu o que tem na loja e o cara já quer vir com ajuda? Tô vendo o dia em que eu vou chegar na loja e ao ouvir a famosa frase vou soltar um "pô, vamos com calma. Agente acabou de se conhecer...". rsrs

E esse é apenas o tronco dessa "árvore", porque existem muitas ramificações - galhos. Sabe aqueles que antes de você entrar, enquanto só está bisonhando a vitrine, eles ficam te olhando com cara de nojo observando, avaliando se você tem "potencial" ou não? Eu fico imaginando se eles fazem uma espécie de bolão: "esse aí tem... 60,00 pra gastar". "Não, não... tá com cara de que tá só com 20,00". "Ih, se fuderam! O cara tá duro. Olha ele ali indo embora".

Mas acho que pior que isso o vendedor "queria estar trabalhando em outro lugar". Não entendeu? Eu explico. Essa espécie - não tão rara, nem em extinção - é o famoso que não tá neeeem aí pra você. 
Cê chega, olha, olha... entra na loja, mexe aqui e ali e o cara continua lá, coçando a bunda e pensando no BBB. Os fatos que se seguem podem ser: a) Oi, quanto custa...  b) Tem vendedor aqui, não? e  c) PORRA, NÃO QUER ME ATENDER, NÃO? VAI SE FUDER! MEU MARIDO TEM DOIS EMPREGOS!
A escolha é sua. =D

Ah, e não podia faltar o vendedor "amigo de infância". Esse nem precisa falar muito sobre, porque eu sei que você conhece. O vendedor "amigo de infância" é aquele cara que em apenas cinco segundos - eu disse SEGUNDOS -, já te ama, te venera e até doaria um rim pra você dependendo da comição.

Bom, é mais ou menos isso. Peço desculpas mais uma vez aos que foram/são vendedores e queria dizer que se eu pudesse, nesse fianl de ano, eu iria trabalhar numa lojas dessas da vida amarradona! Só que eu tinha que dizer tudo isso; tinha que zuar porque isso é tão real que acaba sendo engraçado. "Vai entrar naquela loja?". "Eu não. Olha quantas vendedoras estão prontas para me atacar! Tô fora...", encerro.


Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Volte sempre!!

Déh