sábado, 4 de setembro de 2010

Conduções e suas condições

Dedico esse post ao Giuseppe e a todo povo que enfrenta o Japeri e os busões todo santo dia. É brabo...


O que eu vou dizer agora acontece no mundo obscuro dos coletivos públicos. Algumas pessoas podem se assustar, outras até correm o risco de ter um ataque cardíaco causado pelas fortes imagens que se formarão em sua imaginação, mas acreditem em mim, pois o que eu digo pode ser a grande verdade reveladora da humanidade, pode ser o início do fim dos tempos, pode ser a revolução da comunicação brasileira e dos transportes usados pela massa! Senhoras e senhores, é com exclusividade que eu vos digo: aquelas merdas de ônibus e trens estão cada dias mais lotados! Puta que pariu... tá de sacanagem!

Cara, andam dizendo que o nível da qualidade de vida dos brasileiros está melhor, mas me explica uma coisa: porque que parece que a cada dia os transportes públicos estão mais lotados? Eu acho que quem inventou essa história é rico desde que nasceu e nunca passou pela experiência de ser encochado por alguém numa condução. Porque, sim, essa é uma das inúmeras condições que você tem que aceitar para conseguir sobreviver à loucura que é dividir um pequeno espaço com dezenas e dezenas de estranhos.

O Giu começou, nessa semana, um curso lá em Quintino e tá "adorando" pegar o Japeri lotado todo santo dia. Afinal, não há NADA NESSE MUNDO melhor do que isso, fala sério! E na verdade, eu nem sei enumerar as alegrias de se pegar o trem das 6 DA MANHÃ! É isso aí mesmo: o lotadão! Sabe a Lei de Newton? Aquela que diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço? Hum, bobinho, no Japeri isso é coisa de gringo...



E a boa e velha comparação entre o trem e as latas de sardinha? Ahá! Essa é boa! Sortudas são as sardinhas, que depois de enlatadas ficam lá, paradinhas esperando serem abertas definitivamente. No Japeri, quando a coisa já tá feia e ninguém precisa segurar em lugar nenhum para não cair - um se apoia no outro! Cair pra onde se não tem chão? -, a porta se abre e, não sei como, entra mais gente! ENTRA MAIS GENTE!!! Como, Brasil?

Mas olhando pelo lado bom, você até que acaba encontrando umas coisa bem "legais". Quer ver?

1° Você não entra, mas é empurrado porta adentro. Esforço nenhum!
2° Você não precisa se segurar, como eu já disse antes.
3° Você fica em contato com o próximo - no caso, BEM mais próximo do que o recomendado.
4° Homofobismo não existe! É um homem sarrando o outro que é uma coisa de louco!
5° Você compartilha com o coleguinha do lado as mais variadas situações: se alguém conversa, você ouve. Se alguém chora, você também fica molhado. Se alguém lê jornal, é claro, você lê junto. Se alguém namora, seu corpo corre o risco de ser confundido com o de outro e você pode levar uma mão na bunda sem querer... tudo é possível no trem. Sem falar do pum e dos sovacos "cheirosinhos" na sua cara, né? Delícia!
6° Compras! Você pode encontrar qualquer produto dentro do "shopping de ferro" a preço de banana! E se bobiar, voê ainda consegue parcelar! haha
7° Você não precisa ir à igreja, porque ela vai até você através de ma-ra-vi-lho-sos cultos! E mais: daqui a pouco você vai até dar dízimo! Espera só...

Enfim, como foi visto, são muitas as vantagens do trem. E isso tudo assim: 10 pessoas por m². Mas acredite: tem gente que tira de letra! Sei de grupinhos de baralho no Japeri e tudo, rapá. É...

Bom, mas se você não costuma pegar o Japeri com prequência, você pode se identificar com o bom e velho busão.

Pra começar, a melhor parte do ônibus é a galera que fica alojada na porta e/ou na roleta. É aquela parada de quando o ônibus chega, você pensa "Pô, tá muito cheio; vou esperar o próximo". Aí quando ele vai embora, você percebe que ele só tava lotado na frente, porque atrás tava entregue às moscas. Mas quer saber? Vou contar um segredo: isso tudo é um grande complô. Quando o ônibus se aproxima, nós passageiros levantamos correndo e nos amassamos junto à frente pra ninguém entrar. Motivo? Sacanear, mesmo... hehe.

Outra coisa bem bizarra é a batalha estudantes Vs pagantes. Porra... Olha, não sei quem é pior. Eu sou estudante, mas às vezes me stresso! Eles entram com uma porra de mochila gigante, param em qualquer canto e NÃO TIRAM A MOCHILA DAS COSTAS! Nem pra colocá-la de lado! Aí você passa e esbarra e eles reclamam. Mas por outro lado, a galera que tá sentada podia se mancar e segurar a bagagem alheia, né? Uma coisa!

Ah, mas também tem aqules abençoados que adoram encher o saco, sabe? Implicar por implicar? Segue a situação:

  Pisadinha no pé.
-Desculpe.
-Porra! Machucou!
-Me desculpe, foi sem querer.
-Porra - agora reclamando com o passageiro ao lado, sem dar atenção ao "pisador" -, esses estudantes não prestam atenção!
-AH, VAI TOMAR NO CÚ! Já pedi desculpa! Só porque eu sou estudante? À merda!!!

Tá, a última parte foi invenção, mas diz aí: não dá a maior vontade de falar isso praquela gente reclamona? Dá, né?

Mas essas alegrias, querido leitor, só acontece quando o ônibus PÁRA. Cara, dá um ódio quando eu tô atrasada pro curso - eu estudo a noite e antes disso eu trabalho -, vem o ônibus, dou o sinal e ele passa direto. E pior: já aconteceu de você dar sinal e o motorista faz gestos informando que não vai parar porque tá vindo um atrás? Porra, dá vontade de fazer "outro sinal de volta pra ele", se é que me entenderam. rsrs. Mas é sério! Pensa comigo: se eu dei sinal praquele ônibus, é porque eu quero pegar aquele ônibus. Não é possível que isso só faça sentido na minha cabeça!

Aiai... mas se eu ficar aqui falando sobre as desventuras dos transportes públicos, eu vou ficar horas e horas e essa postagem já demorou muito pra sair, apesar de ter ficado legal - eu acho.
E você, o que achou? Esqueci algo muito importante? Comenta aí. Ah, e se me encontrar na rua, vamos falar mais sobre isso porque ao vivo é mais engraçado! hehe.

Beijos e óoootimo Find.

5 comentários:

  1. Essa foi foda! Acho que a mais foda das suas postagens que já li!!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha! Que bom que gostou, Peter.
    Indique para os amigos!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Marrentinha, boa narrativa. Quem já andou de trem sabe qual é. E isso porque você agora vai de super?via. Tinha que ver os tempos da rffsa. Sabe o que é? Já ouviu falar? hehehe. Tinha até uma música do Kleiton e Kledir (já ouviu falar? sabe o que é?) que fazia onomatopéia do barulho do trem com essa sigla: rffsa, rffsa, rffsa...

    ResponderExcluir
  4. Cara Ficou show.

    P.s: Adoro andar no JAPERI.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!
Volte sempre!!

Déh