terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O fim do sonho?

Jovens se mobilizam em prol da coontinuidade do Curso Pré Universitário em Nova Iguaçu - RJ
Por Hosana Souza 

Parafraseando Luis Fernando Veríssimo “Ainda pior que a convicção do não é a incerteza do talvez... É o quase que incomoda, que entristece, que mata...” A proximidade com o terceiro mês do ano vem deixando a flor da pele os nervos e sonhos daqueles que pretendem lutar por uma vaga em universidades públicas esse ano. O motivo para tanta ansiedade é a falta de informação e até mesmo de esperança quanto ao retorno do projeto Pré-Universitário da cidade.
O projeto CPU-NI completaria em 2011 uma parceria de seis anos entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas por enquanto permanece apenas no campo da imaginação. “Estamos todos de mãos atadas esperando a resposta da prefeitura”, comenta Leandro Almeida, professor de geografia e Coordenador da unidade Rubens Falcão, “Nossos salários estão atrasados desde outubro de 2010, a UFRJ não liberará o inicio das inscrições enquanto situações como esta não estejam resolvidas”, revela o professor.
Como ex-aluna do pré-vestibular posso comentar que o misto de burocracia e silêncio do poder público municipal não atrapalha a vontade de fazer a diferença da equipe CPU-NI. Durante um ano vesti a camisa laranja-mecânica e participei dessa família que contabiliza 25% de índices de aprovações em diversas Universidades do estado, dentre elas a minha. “Se preciso for eu ressuscito a camisa laranja e vou para frente da prefeitura protestar”, comenta Eduardo Veroneses, aprovado em 2º lugar em Química na UFRRJ.
Desde meados do ano passado, com a mudança na gestão municipal, o atraso dos salários, o não envio de verba para aulas-campo iam deixando no ar a discussão quanto à permanência do projeto. “Um partido como o PDT que sempre levantou a bandeira da educação, aparece como responsável por acabar com um projeto como esse. O abaixo assinado é importante, é necessário realmente tirar a prefeita de sua zona de conforto. O que mais pode causar isso a um político que ver uma propaganda negativa contra sua gestão”, diz Rodrigo Gusman.
Em outubro foi assinado o contrato de permanência do projeto em 2011, que aparentemente não vem sendo respeitado. A PR-5 da UFRJ mantém inacessível o link para novas inscrições e repassa, apenas para os professores, a informação de que o convênio não vem sendo considerado pela prefeitura. Esta permanece em silêncio diante das ligações dos jovens estudantes e das perguntas da universidade.
A relação de afeto e pertencimento criada pelo projeto faz com que hoje comunidades no orkut, abaixo-assinados pelo facebook e diversos tweets corram o mundo pela permanência do curso. “Estou muito feliz com a movimentação espontânea de todos. Isso mostra que o projeto é visto como algo fundamental para os estudantes de NI”, diz Rafael Peres professor e Coordenador de Monitoramento e Avaliação de Dados CPU-NI. “Acho válida todas as manifestações que vocês estão fazendo. Acredito eu, que através de uma "pressão organizada", ou seja, nada de tumulto, quebrar nenhum patrimônio público etc. nós conseguiremos manter o CPU-NI funcionando não somente em 2011, mas sim, para os próximos anos”, encerra.


Assine e divulgue você também:

10 comentários:

  1. Ótimo texto Hosana. É agir e torcer para que nossos pequenos gestos transformem-se em conjunto gerem um grande resultado.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto e pela iniciativa! Esse projeto, por tudo o que representa na história recente de Nova Iguaçu, minha cidade, e por tudo o que representa na vida daqueles que dele participam, não merece esse fim.

    ResponderExcluir
  3. Hosana,

    gostei bastante do texto. Mais uma ato político em prol de um projeto utópico (sem lugar). Talvez tenhamos sonhado demais. E como um disse Sir Paul Mcartney "o sonho acabou". Não o meu ou o teu... mas aqueles que nem nasceram.

    um abraço apocaliptico!

    Anderson Xavier

    ResponderExcluir
  4. Jéssica, parabéns pelo texto.Quando eu crescer, quero ser como você.

    Nossos sonhos não podem acabar.

    ResponderExcluir
  5. Anderson, a gente não vai desistir, não sei você.
    E Diego, quem escreveu este texto foi a Hosana, minha amiga, que está de parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Hosana!
    Nós temos voz e em Nova Iguaçu vai ecoar o grito das "Laranjas"

    ResponderExcluir
  7. anderson, eu não quero desistir e creio que nenhum ex aluno tbm não, precisamos lutar sim e vamos conseguir, vamos mostrar que a população necessita do CPU, que a equipe de professores do pré vestibular conseguiu nos devolver o gosto pelo sonho; sonho de uma vida melhor, foi lá que vi que posso conseguir e estou conseguindo, que meu sonho se realizou e quero que outros também realizem, logo, não quero desistir. O CPU tem que continuar!
    sandra de castro

    ResponderExcluir
  8. Nossa Hosaninha eu amei seu texto! Pensei que eu era só uma andorinha e não ia fazer verão, colocando o link do abaixo -assinado no meu subnick do msn. Ufa! Ainda bem que não estou sozinha! Fiquei de pernas quebradas quando soube dessa situação, pois pelas aprovações que aconteceram no vestibular, me animei muito em começar no CPU-NI, mas... Não podemos nos calar, nem desistir de tentar e pressionar a Prefeitura! Vamos em frente, que atrás vem gente (querendo fazer o pré!). Parabéns peça coragem de pôr a boca no trombone e de ser a nossa voz! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=108582166&tid=5572029903976083826

    Entrem, vejam, se articulem com os amigos e marquem presença!

    ResponderExcluir
  10. Fazendo minha parte, e obrigação de todos.

    LEIAM, ASSINEM, DIVULGUEM !

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!
Volte sempre!!

Déh