terça-feira, 1 de setembro de 2009

Quando o corpo trai o coração

Na minha escola, os alunos terão que produzir vídeos sobre alguma obra literária. Meu grupo e eu ficamos com "O Primo Basílio" de Eça de Queirós, publicado em 1878. No primeiro momento, nós não gostamos, sabe, mas quando assistimos o filme... Uau! Perfeito!

Tenho que confessar que não curtia muito os filmes nacionais, mas de um tempo pra cá, eu venho mudando a minha idéia. Na verdade, ela já está mudada! O Primo Basílio, sob a direção de Daniel Filho é simplesmente fantástico! O elenco conta com grandes nomes do teatro e da TV, como Débora Falabella, Fábio Assunção, Reinaldo Gianecchini, Glória Pires, dentre outros.

* O drama conta a história de Luisa, moça romântica e apaixonada por seu marido, que ao reencontrar Basílio, seu primo, não consegue resistir àquela figura sedutora que fez parte de seu tempo de solteira. Basílio, por sua vez, aproveita a ausência de Jorge, marido de Luisa para tê-la como amante, mas num jogo do destino, Juliana, empregada da família, descobre o romance secreto entre os dois e chantageia a patroa.

Ao contar a descoberta de Juliana ao primo, Luisa, vê-se desamparada, pois este vai para Paris deixando-a desesperada. São muitas as tentativas para que a empregada não abra a boca e ponha seu casamento a baixo (detalhe: é notável que Luisa está arrependida, mas ela está dividida entre seu marido e o bom-vivant do primo), mas no fim, ele descobre. Luisa não agüenta a dor de ver o marido sofrer ao saber de sua traição e morre.

Quando a notícia chega aos ouvidos de Basílio, ele age com descaso. Na versão nacional da obra, ele termina com uma frase cortante: "Antes ela do que eu".A produção feita aqui no Brasil é de um bom gosto extremado. Os personagens oscilam do humor, ao erotismo, passando por dramáticas cenas de lágrimas e mortes. Não deixe de assistir. Corra até a locadora mais próxima e se jogue nessa história. Tenho certeza que você também vai se apaixonar.
P.S.: Quando nós produzirmos a nossa versão da obra, eu posto aqui no blog. Assista, hein! Beijos

4 comentários:

  1. Eh amiga esse trama e muito bom fantastico
    mas a Luisa foi muito burra se bem que o Basilio era um amor de infancia neh...
    mas mesmo assim trair o marido dele com um idiota....
    A empregada Juliana eu não consigo ter raiva dela pq ela esta certissima.. alias a Luisa e muito má com ela neh
    mas o pior e o que ela faz com a amiga dela aff
    que mulherzinha falsa neh
    ainda bem que ela morre heheheheh

    ResponderExcluir
  2. Credo, Karla... Que frieza. Em parte você está certa, mas a história é bem mais complexa que iso.
    Vamos ver como fica o nosso vídeo.
    Beijos e obrigada pela sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Não e que eu seja fria...
    Mas ja que ela nao sentiu pena de ver a empregada morta neh e ela foi a causadora da morte da empregada (Juliana)....

    ResponderExcluir
  4. Eh verdade amiga isso mesmo a Luisa nao foi nenhuma Santa neh

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!
Volte sempre!!

Déh