domingo, 20 de setembro de 2009

Um dia e muitas histórias.

Notas sobre as gravações do vídeo "O Primo Basílio". -Dias inesquecíveis!


Bom, como disse antes, minha professora de literatura passou um trabalho sobre vídeos e o nosso (o do meu grupo) foi “O Primo Basílio”, cuja gravação foi feita no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. Gente, vocês não tem noção do que nós passamos. Foi uma loucura! Só quem estava lá sabe como foi; eu nem sei por onde começar...


Pra início de conversa, ou de problema, nós nos deparamos com a dificuldade de assistir ao filme. Eu, particularmente, me surpreendi com a falta de filme nacional nas locadoras além da disponibilidade de tempo da galera: na hora que um podia, o outro tinha algum compromisso. Eu sou um exemplo, afinal, não pude assistir o filme com o resto do grupo porque estava trabalhando (alguém tem que trabalhar nessa budega!). Beleza, todos já conhecem a história? Então vam'bora!


É, mas não foi tão fácil assim não, tá. Pelo menos não pra mim, que inventei a idéia de eu mesma adaptar o texto (Ah, pera aí, né?! Eu amei fazer isso! *-*), tendo uma grande responsabilidade nas minhas costas magras. Mas tudo bem, completamos a segunda etapa. Uhul!!! Vamos ver o que já temos pronto:


“Assistir ao filme” - Confere.
“Adaptação do texto” - Confere.
“Escolha de atores” - Confere (como se tivéssemos muitas opções).
“Figurino” - Confere.
“Espaço para filmagem” - Epa! Sabia que tinha alguma coisa faltando.


Como a obra de Eça de Queirós é antiga (dã!), decidimos adaptá-la para os anos 60 meio 70 com uma pitada de 80 (não sabíamos diferenciar, essa é a verdade), daí surgiu a idéia de gravarmos lá na casa de cultura, mas foi um sufoco pra conseguir um espacinho lá. Oh, agenda concorrida, sôh! Eu estava sempre lá, enviando e-mail, arrastando Deus e o mundo e nada de resposta; mas enfim, eis que os anjos abrem um espaço no céu, tocam suas trombetas e anunciam que nós conseguimos um dia pra começarmos a gravar. Uffa! Já era hora, afinal, só tínhamos uma semana.

No primeiro dia, noooooooooooooossa, que empolgação! Arruma daqui, penteia dali, dá nó de gravata, inventa cenário, passa as falas. Até o Giuseppe (♥) entrou na brincadeira colaborando com figurinos e uma cama inflável que não foi usada. Aff... Exaustivo.
Olha, se gravamos umas dez cenas foi muito. E olha que nós ficamos de nove da manhã às cinco da tarde ralando, sem contar que não tínhamos chegado nem na metade.


Segundo dia de gravação. Sobre esse dia eu não posso falar muita coisa não porque eu saí quarenta minutos depois de ter chegado pra ir à uma reunião na prefeitura, mas uma coisa eu posso dizer: Eu ouvi boatos que teve gente admitindo que estava “perdido sem a Déh”. É... a Déh, eu, a Jéssica, a magrela de óculos. A própria! Que fica brigando e dando esporro. Que fica feita uma louca mandando e abusando da boa vontade dos outros. Mas é essa mesma Déh que pôs ordem na casa e norteou muita gente. Hã! Mais respeito, PlayBoy! (:

Tá, tá, tá! Deixa eu falar logo o que eu acho mais importante nessa história toda: o dia de hoje, sexta-feira, 18 de setembro de 2009. Nossa, gente. Que dia foi esse?! Ele começou preguiçoso na esquina da escola com todo o grupo reunido e tratando de eventuais problemas. Chegamos no Sylvio Monteiro por volta das nove. Confissão: tava todo mundo desanimadéeeeeeerrimo, e olha que faltavam umas dezoito cenas. Até eu tava meio lá meio cá, mas rapidinho acordei e encorporei a diretora marrenta.

Gravamos uma. Pausa para o pão com mortadela e coca-cola (Idéia da esganada da Nathy; se dependesse dela ninguém morreria de fome) e voltamos ao trabalho. Foi uma. E mais outra. E outra. Estamos conseguindo! Uhul!!! (Olha, sério, pra quê mentir? Vou abrir o jogo: não foi fácil, muito pelo contrário; foi dificéeeeeerrimo. Na nossa equipe não tinha nenhum profissional, não. Foi um trabalho amador e coletivo que rendeu muitos atritos e, claro, boas gargalhadas. Na verdade, os risos foram um dos nossos principais problemas. Quando um pegava pra rir, todos riam junto e ninguém parava! Aí – desculpe - fudia tudo! Mas que foi bom [muito bom mesmo!] rir dos erros de gravação, da galera que passava na hora que a gente tava filmando, dos sons de descarga de vaso sanitário que era acionada e dos outros incontáveis empecilhos, ah isso foi!).

A gente tava lá, lutando, adaptando cena por cena, indo, vindo, correndo, camuflando, subindo, descendo (tudo isso dividindo espaço com os caras da manutenção dos aparelhos de ar-condicionado) e quando vimos nosso tempo já estava se esgotando. “Fudeeeeeeeeuuuu!!”, dissemos entre nós, calmamente (Porra nenhuma! Estávamos desesperados mesmo!). Filmamos tudo muito, muito, muito rápido. Conclusão: saímos de lá 19:00. Tempo mais que esgotado. =D


Depois de tudo isso, esperamos que você, caro leitor que assistirá o vídeo que será postado mais tarde no blog, goste do nosso trabalho. Ah, claro, a professora também tem que gostar! Mas o que importa não é o resultado e sim a experiência que nós vivemos. Ninguém além de nós tem noção do quão difícil e gratificante foi e olha que nem vimos o vídeo pronto.


Para mim, o melhor não foi ter realizado um trabalho novo, diferente de tudo que já tinha feito antes. O mais gostoso foi ter desenvolvido esse trabalho com pessoas que são muito importantes para mim: os meus amigos. Ter visto a Natália vestida de piranha (além do normal), a Loló caindo falsamente de três degraus, o Andrei com uma muda de roupa o vídeo quase todo, o Duke de terno e all star (e eu tomando cuidado pra não filmar seus pés) e a Lorraine com uma atuação amadora muito, muito engraçada foi sensacional. Definitivamente, não teve preço.

Então finalizo aqui a história do vídeo e do meu dia. Quero apenas fazer alguns agradecimentos: Primeiramente, à Silvia, ao Paulinho, à Arlete, e aos “tios” do espaço cultural que nos deram a maior força. Logo, agradeço ao Duke, que se prontificou num momento de dificuldade e assumiu o papel de Jorge. À Lorraine que desenvolveu o papel de Luisa muito bem, levando em consideração o fato dela nunca ter atuado. Ao Andrei, que foi meu braço direito, ajudando em tudo, inclusive na direção, além de atuar. Ao Diego, que foi o melhor Basílio que alguém podia querer – com três cenas ele acredita que vai pra Malhação. Tá bom, né... - À Loló, que foi uma empregada -feia pra cacete- fantástica. Às meninas da produção, Karla (que também atuou como Joana, a cozinheira), Juliana (Que colaborou como médica com suas seis palavras) e Juliete, que deixaram os personagens lindos! E, agradeço também, ao Jonatan que ficou responsável pela edição. Agradeço ao Giuseppe e a Hosana pela força (A Hosana fez uma ponta no vídeo. Confiram) e peço desculpa à todos pelos meus momentos de grosseria e totalitarismo, mas ouso dizer que valeu a pena.

Bom, tenho muito mais a contar, mas estou muito cansada, afinal, acabei de chegar em casa, sem falar do fato de que não há palavras que descrevam experiência como esta. Só espero que esse momento fique gravado na memória da galera do “Primo Basílio” assim como ficou na minha. Prontos pra outra? Eu estou! Ah, no dia 29 de setembro, nós vamos apresentá-lo num evento lá na casa de cultura. Vê se aparece, viu. Beijos!

P.S.: Lembrei que esquecemos de filmar duas cenas. XD Espero que ninguém dê falta... kkk²
Beijos ♥

5 comentários:

  1. Ownt, que lindo Déh *-* ameeei !

    " Ao Diego, que foi o melhor Basílio que alguém podia querer – com três cenas ele acredita que vai pra Malhação. Tá bom, né..." [/essa foi a melhor parte FATO !
    Haha ameeeeeeeeeei fazer o filme com vocês, mesmo vs sendo muito chata e mandona u.u [/zoa *O* tá que vs é chata né, mais ficamos perdidas sem vs lá no dia em qe vs não pode ir ;s' aoksokaoksoa'
    Não vou admitir mais isso u.ú (:
    Detalhe vou ficar famosa com uma cena de seis falas 8)' kkk [/fica a dica*
    Tirando todos os problemas que tivemos, fooi muiito boom hahahahahaha !
    Amoo vocês só um pouquinho tá ?! rs
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Adorei me meter no trabalho da Déh e conhecer o povo do California (ou parte dele). O texto ficou lindo, o filme com certeza ficou massa e (por menos tempo que eu tenha ficado) as pessoas são maravilhosas, e engraçadas demais. Eu que inicialmente só ia emprestar um vestido, passei um dia de filmagem fazendo trabalhos de escola e atrapalhando a gravação e outro brigando com a Déh (que não é marrentinha, é mandona pra caralho isso sim), carregando coisas e por fim dividindo uma cena com o Diego (kkkkkk² sem comentarios sobre a cena) - que mal respirava dentro do terno e acredita fielmente que será o novo protagonista teen da globo. Vá entender, rs. Foi um grande prazer. Beiijos =**
    Ps: Amo você Déh, apesar de tudo, rs.

    ResponderExcluir
  3. Amiga eu ameii.. tbm percebiii que vc não deixou escapar nenhum detalhe neh ate os "homens do arcondicionados" \o/ \o/ \o/
    No começo quando a professora mandou agete fazer uma adaptaçao de um filme eu amei, mas quando a Natalia pegou no srteio o primo basilio nossa eu queria ate trocar de filme com outra pessoa mas acabamos ficando com esse neh
    Foi muito bom fazer esse filme, a istoria que muito boa, e a nossa adaptaçao tbm ficou muito maneira apesar do pouco tempo que nos tivemos neh
    Bom no começo foi otimo separampos a roupa, todo mundo ja "sabia" as suas falas, esta tudo a mil maravilhas...
    Mas a Deh nossa que diretora foi aquele cara muito chata, estressada... mas eu admito que na quarta feira nos ficamos perdidos sem ela neh *_*
    E os atores tbm foram bem apesar deles seres uns idiotas FATOOOO *Titando a Juana (EU) kk*
    Varis erros ocorreu FATOOO mas o pior nos dançando (*VOCÊ NÃO VALE NADA MAS EU GOSTO DE VOCÊ)OUTRO FATOOOO
    Não posso esquecer na nossa queria "Dih" (Sanah) participação especial, essa experiencia ela nunca mas vai esquecer.
    Tbm quero agradecer o nosso querido DUKE foi muito bom atoar com ela pois rimos pla caraca..
    Sem contar com o nosso querido JONATAN que foi muito importante com a sua fala: [NÃO HOUVE NENHUMA MELHORA/ VC VAI TER QUE SER FORTE] heheh
    E o nossa Basilicos um safado neh...
    Bom mas chegamos ao fim dessa nossa carreira de pelo menos 3 semanas neh...
    Muito triste dizer adeus mas dia 29/09 nos vamos apresentar o nosso video em um evento la na casa da cultura.
    Ops: proximo passo MALHAÇAOoOO nao percam kkk*

    ResponderExcluir
  4. KKK!! Ai, gente... é muito saber que vcs curtiram tanto quanto eu! E claro, obrigada pelos comentários; é sinal que a minha história é verdadeira e meu texto, bom.

    P.S.: Podem me chamar de chata, marrentinha, mandona, estressada... oq for! Eu não ligo!! Assumo que sou assim mesmo, mas é essa personalidade que pôs ordem naquela zona (2)!!

    Beijos e continuem lendo o Sollyorks, que é feito pra você com muito carinho!

    ResponderExcluir
  5. Amiga vc esqueceu de agraçeder a Leonoura ( Nossa queria amiga Natalia)

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!
Volte sempre!!

Déh