domingo, 9 de outubro de 2011

das coisas que eu não entendo - 265° parte

De boa, gente. Não é que eu seja muito (eu disse Muito!) idiota, mas existem algumas coisas que eu simplesmente não consigo assimilar. E não é por falta de tentativa, porque Deus é testemunha das minhas infindáveis reflexões acerca dos complexos questionamentos da vida (caraca, falei bonito!).

E minhas maiores dúvidas não dizem respeito aos temas "existe vida após a morte, como acabar com a fome na Somália ou quem derramou o leite". São coisas corriqueiras, com a qual cruzamos diariamente e parecem servir somente pra isso: pra nos fazer não entender! Entende? Vou contextualizar.
TODA VEZ que eu caminho pelo calçadão de Nova Iguaçu sou "incomodada" por alguém que sempre me estende um cartãozinho e fala "ótica?". A minha resposta sempre é a mesma ("não"), mas na verdade, bem no íntimo do meu ser, todos os nervos do meu corpo GRITAM o seguinte: "moço, olha bem pro meu rosto. Tá vendo isso aqui nos meus olhos? Sim, são ó-cu-los! Eu já tenho ó-cu-los! E eu acho que, se eu quisesse fazer novos, eu já teria ideia de onde fazer, né?". Gente, fala pra mim, mas fala de coração: tô muito errada? Só eu penso que certas coisas são absurdamente sem noção?

Outra coisa que eu não entendo e que também povoa o Centro de New Iguaçu: existe muita gente fazendo panfletagem de tudo, mas há em especial uma mulher simplesinha, com um dentinho faltando na fente e o resto bem tortinhos. Como eu sei disso? Simples: ela fala "DENTISTA - ORÇAMENTO GRÁTIS?"!!! Porra, véi! Como eu vou confiar num dentista que põe uma mulher banguela pra fazer propaganda no calçadão, carambolas?! Me responde! Pelo amor de Deus, alguém me explica isso porque eu-não-entendo!


Pera, deixa eu me acalmar porque eu tô ficando nervosa aqui... (respira fundo). Ok, vamos lá.

Assim como as pérolas da ótica e do dentista (cacete, essa foi demais.. ainda tô indignada!), existem também outras que me tiram o sono, como é o caso do "Empréstimo?". A pessoa tá debaixo do sol, suada, visivelmente cansada, com cara de "tenho que pagar a conta de luz" fazendo propaganda de EMPRÉSTIMO?! Ah, gente! Se o tal empréstimo fosse tão bom, tão fácil e tão cheio de "benefícios" como diz, a pessoa não estaria ali, ou estaria? Juro que essa não é uma pergunta retórica. Tô querendo muito entender mesmo.
Igual professor de cursinho. O cara te prepara pra um concurso boladão, onde, se você passar, ganhará oito mil por mês, mais transporte, alimentação, refeição, auxílio palitó, auxílio happy hour e o caralho. Mas péra: se ele sabe tudo, se ele conhece o concurso, se ele acredita que seus conhecimentos são suficientes pra fazer alguém passar, porque ele próprio não presta o tal concurso e pára de ganhar aquela miséria que é o salário de professor?

Ih, sei não... Confia em gente assim? Eu não confio. Na verdade eu não confio em muita coisa, não. Não que eu seja uma pessoa desacreditada, mas é que tem cada coisa que me deixa de boca aberta nesse mundo...