segunda-feira, 1 de junho de 2009

O Casamento Mau Carater!

Padre: Cumpades e cumades, estamos aqui tudo junto pra unir em matrimônio essas duas criaturas: Josefa da Silva Junqueira Marquetino e Agripino Pimenta Rego. Essas duas pessoas que há muito tempo se encontram no matagal do seu Chico e que finalmente resolveram juntar os trapos.

Convidados: Viva! Aleluia! Até que enfim!

Padre: Josefa, minha fia, tem certeza que tu quer casar com esse perrapado que até ontem tava roubando manga no quintal da dona Joaquina? Olha o que que tu ta arrumando...
Josefa: Ô seu padre, mas o que que eu posso fazer se é dele o meu coração? É claro que eu aceito, uai!

(Convidados gritam "Ehh" alegremente)

Padre: Agripino, você aceita se casar com a Josefa? Se eu fosse ocê, pensava bem antes de responder. Sabe por causa de que? Porque agora ela ta jeitosinha assim, mas isso num vai durar muito tempo não, viu, uai. Pro'cê vê, é só olhar a mãe dela. Quando era mais moça, era bunita que só. Olha só agora, aquela véia pelancuda que só serve pra ficar recramando da vida.

Agripino: Ô padre, mas não foi só essa formosura que fez meu coração palpitar não, uai. Foi esse jeitinho doce que nem a cana-de-açúcar que os fios (filhos) do Manel vende na feira de Domingo, sô! Craro que eu quer casar, uai!

(Convidados gritam "Ehh" alegremente)

Padre: Bão, quem sabe disso é ocês mesmo... Vamu continuar com esse casório então né? (Todos vibram) Se tem algum do'cês tiver arguma coisa que não permita que esses dois aqui se casem, é mió dembuxá logo de uma vez que eu to com pressa, uai!

Nesse momento, um breve silêncio.

Padre: Ninguém? Então vamu simbora que eu quero comer aquele bolo de milho...
(O padre é interrompido pela viúva que surge do meio da multidão)

Viúva: EU TENHO UM BOM MOTIVO PRA ESSES DOIS AÍ NUM CASÁ!

Todos: ÓOOOOOOOO

Viúva: Esse safado aí é meu marido! (todos: Óoo) E essa mocinha aí, que dizia ser minha cumade, me contou que ele tinha morrido, mas agora eu vejo que era tudin mentira. Ela disse isso pra mode casár com o meu home! Ela é uma boa de uma mau caráter! (uhsuahus)

Josefa: Mas cumade... ocê num tinha me contado que num gostava mais dele? Então... ta recramando do que? Te livrei, uai! E pára de sair por aí falando pra roça inteira que eu sou mau carater, por mode que eu não fale pra ninguém que esse fio seu aí é do padeiro!

(Todos: Óoo)

Agripino: Mas Creide (viúva), como é que ocê teve coragem de contar uma mentira tão descarada assim pra mim, uai? Tem vergonha não?

Viúva: Uai, mas ocê também é muito mal carater, né, sô! E por acaso ocê não mentiu pra mi não, seu safado?!

Padre: Mas vamu pararcom essa quizumba aqui que hoje é dia de festa, não de lavação de roupa suja, uai! Agripino, seu mal carater cabeçudo, como é que ocê mentiu assim pra moça, uai. Bem feito! Tinha que ser corno mermo! Creide, minha fia... mas ocê é mais tapada do que o burro do vizin. Como é que ocê não percebeu que essa loira fantasiada de morena queria teu homem, minha fia? E ocê, Josefa... tinha que ser ocê... a rainha dos mal caraters! Espertinha! Roubou o marido da cumade aqui... meu Deus do céu... 200 Aves Marias como penitência!

Viúva: Ô padre, dexa disso e ajuda nóis a arrumar um jeito de acalmar as coisas por aqui, aui. Ta todo mundo lascado mesmo...

Padre: Ocês dois que já tão aqui mesmo, casem.

Viuva: E eu padre? Vou ficar aqui chupando dedo?

Padre: Uai, ocê vai casar também minha fia. E pela primeira vez, a viúva vai se dar bem no final da história! Cade aquele safado do padeiro????

(Todos: ÓOoo) Dois homens trazem o padeiro para o altar.

Padre: Agora eu não vou perguntar se alguém tem alguma coisa contra não por mode a confusão que já deu. Eu declaro todo mundo marido e mulher até que os mal caraters aprontem mais uma!

FIM!