segunda-feira, 27 de abril de 2009

O Toque de Recolher é a solução?



"Os pais não educam e o estado quer educar, de certa forma errado, pois estão generalizando muito, de certa forma 'correto' pois é uma maneira deles quererem 'educar' , mas as violências, drogas e blá, não ocorrem somente após um certo horario." → K. R. 16 anos, estudante.


Nessa semana, veículos de comunicação de todo o Brasil mostraram o que está havendo no interior de São Paulo: Um Juíz decretou que nenhum menor de idade tem permissão de permanecer nas ruas à noite.

Esse toque de recolher está causando a maior polêmica, principalmente entre os jovens. A idéia de que os menores têm que estar sob a "rédeas" do governo não agrada à todos. Se por um lado alguns apoiam, dizendo que é o melhor a se fazer devido a intensa necessidade de repreensão de crimes de menores infratores, por outro lado, há quem abomina a idéia de ter que ficar a mercê do Estado e seu horário pré-determinado.

É compreensível a medida, mas será que é correto abolir o direito de ir e vir que cada um tem garantido por Lei? O fato de alguns jovens saírem para infringir as leis, não significa poder generalizar a situação. Imagine um jovem que está voltando de um curso a noite e que tem somente 30 minutos para chegar em casa antes que a Lei vigore. Imagine se ele, por acaso do destino perde o ônibus e tem que esperar na rua, provavelmente, até que a próxima condução chegue. Agora imagine, se ele é pego pela polícia e preso por estar na rua num horário que não é permitido. O que vai acontecer? Como ele vai provar que esteve em um curso e não em outro lugar fazendo coisas erradas? E se ele puder provar, a Polícia vai acreditar em tais provas? Enfim, é complexo de mais...

Contudo, também é relevante falar sobre a voz dos pais nessa situação, afinal, o ideal seria o responsável impor limites na educação e nos horários e a Polícia garantir segurança aos jovens, mas como ambos estão deficientes, mais uma vez encontramos perguntas sem respostas: afinal, quem deve ter o controle: o responsável legal pelo menor, ou o governo, que quer cotrolá-los com esse regime?

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Barracão da Juventude 2009

.
.
Domingo, 19 de abril de 2009, praça de Mesquita (Telemar). A instrução dada foi "sigam a multidão", o que foi bem difícil, já que por volta das 8:30 da manhã a praça estava praticamente vazia. Seguir multidão só se fosse a do trem que, mesmo em pleno domingo, estava cheio o suficiente para irmos em pé.
A Paróquia anfitriã era a São José Operário, que nos recebeu (P. São Francisco de Assis) muito bem, embora nosso seminarista, Danino, também colaborou com o conteúdo, sugerindo que todos os jovens se dirigissem à uma enorme árvore e abrassá-la. Contudo, ficamos receiosos em invadir a "residência" de algumas pessoas ao tomar o espaço.

.
.
→Teatro
.
Quem conhece o Danino, sabe que ele AMA teatro e sempre que pode, trata de fazer uma esquete, por mais simples que seja, para abordar diversos temas e enfeitar todo e qualquer evento e, nessa ensolarada manhã de outono, não foi diferente. Depois de todos estarem devidamente inscritos, começa um pequeno ensaio em uma parte reservada da praça e, minutos depois, Danino e sua trupe apresenta uma pequena esquete que critica cidadania e a participação social. Embalados ao som de Ana Carolina em "Cristo de Madeira", Leandro - o Thiago da peça "Paixão de Cristo" produzita pelos jovens da Paróquia - entra e questiona os demais personagens sobre a violência, descaso, falta de respeito e omição de forma direta e tátil, usando exemplos cotidianos e clama por atitudes e realizações concretas.
.
→Música
.
Que a Paróquia e as comunidades de Mesquita, além das de Belford Roxo são muito animadas não restam dúvidas! Foi só ver um palco, microfones e um violão à toa que eles já se animaram. Várias músicas -e coreografias- foram aplaudidas, além de terem rendido boas risadas, porém, estavam mais para comediantes do que para músicos...
Mas toda essa movimentação musical aflorou a sensibilidade artística do Giu e do Érick, integrantes da nova banda que promete arrastar muitos fãs, a Vox Dei! Tudo bem que faltaram mais quatro integrantes (Charles-guitarra, Xis e Rodrigo-violão e Paulinho-bateria), mas até que foi bom, se não for contar que a música foi transferida do baixo, guitarra, bateria, teclado e dois violões para um simples violão que não era elétrico.
Okay, breve (mUUuuiito breve) ensaio e lá foram eles: Giuseppe Stéfano e Érick -humilde- Huebra a se aventurarem em plena praça pública com a música de autoria de Rafael Xis, chamada "Discipulo Teu". Primeiro: Só tinham dois microfones, então o Giu ficou sem cantar porque ou ele fazia Back do érick, ou colocava o microfone no violão pra que todo mundo pudesse ouvir... ;/
Bom, quem já ouviu o érick cantar, sabe que ou ele "corre" na música, ou se atrasa; hoje ele entrou na música atrasado!!! Mas ele não foi o único a fazer pequenas merLins, porque o Giu também perdeu o ritmo algumas vezes. Mas o melhor de tudo foi o Érick que começou a música com voz de Renato Russo e foi afinando até ficar com voz de mulequinho! rsrs²
Mas toda a galera que estava na praça se amarrou na banda* (de duas pessoas, detalhe...) e a Vox Dei já tem show agendado e tudo, mas esperamos que da próxima vez, todos os integrantes estejam presentes. Aguardem informações.
.
Debate
.
Terceiro e último segmento. No salão paroquial, todos os jovens se reúniram e conversaram sobre os problemas que os atingem e sobre possíveis formas de resolve-los. Porém, não foi fácil fazer com que a galera falasse, então Douglas, da P. São Francisco de Assis resolveu pôr um pouco de lenha na fogueira dizendo que em nosso estado, não há problemas sociais, o que desencadeou um grande debate.
.
→O que poucos viram...
.
.
Érick, Giuseppe, Karem, Thaíze e eu (Jéssica) fomos lanchar em uma padaria próxiama à praça. Então, eis que surge uma senhora (de uns 45, 50 anos) e começa a conversar com a gente. Nossa, quem estava na mesa morreu de rir com a Loira que se apaixonou pelo o Érick e pelo Giu e ainda humilhou as "novinhas de 16" como ela disse, com sua dancinha sensual para os meninos: "Eu ponho essas garotinhas no chinelo. Vocês (para o Giu e para o Érick) deveriam experimentar as mais experiêntes como eu!" Contou, muito sexy, claro!! rsrsrs
É, com certeza, o Érick e o Giu fizeram muito sucesso nesse barracão. Até abalaram corações por lá... será que eu vou perder meu namorado? Kkkkkk²
.